Parque Urbano 25 de Abril
    Aqueduto Pavilhão Municipal de Casal de Cambra
    Vista da Freguesia
Curso de Preparação para a Parentalidade

No âmbito das atividades dos cuidados de saúde, nomeadamente a literacia em saúde e a promoção da saúde da grávida e da família, o ACES Sintra em parceria com o Hospital Prof. Dr. Fernando da Fonseca, EPE, o ACES Amadora e demais entidades parceiras, desenvolveram o programa de Preparação para a Parentalidade, que inclui o Curso de Preparação para o Nascimento (CPN).

A Parentalidade é uma complexa fase de desenvolvimento que obriga à preparação e adaptação a um vasto conjunto de mudanças.

Desta forma, pretende-se ajudar a mulher/casal/família, desta área de influência, bem como todas as que nos procuram, a preparar-se e adaptar-se ao complexo processo da Maternidade/Parentalidade.

O Curso de Preparação para o Nascimento (CPP), tem início entre as 28 e as 30 semanas de gestação, com sessões teórico-práticas semanais de 2 horas, durante 7/8 semanas, com participação de uma equipa pedagógica multidisciplinar.

Existe também uma Oficina "Conversar desde a gravidez", que está disponível para qualquer grávida do ACES Sintra.

Até à data foram já lecionados 45 cursos que abrangeram 415 grávidas e cerca de 100 acompanhantes. O CPP decorre em 8 locais Sintra, S. João das Lampas, Pero-Pinheiro, Algueirão, Rio de Mouro, Cacém, Massamá/Queluz e Casal de Cambra e conta com uma equipa que engloba, 22 enfermeiros, 4 Assistentes Sociais, 4 Higienistas orais, 5 Fisioterapeuras e 1 Terapeuta da Fala, responsável pela Oficina "Conversar desde a gravidez".

Logo-PDF.jpg Livro Nascer em Sintra

Logo-PDF.jpg Folheto CPP

08-01-2018

Horários e contactos:

Sede:
Rua de Bragança, Nº 1
2605-727 Casal de Cambra
219 816 720
912 263 744
219 811 606
De 2ª a 6ª feira das 9,00h às 12,30h e das 14,00h às 17,30h Tesouraria encerra às 17,00h