A dieta Whole30 realmente causa hábitos alimentares saudáveis — 2021

Fotografado por Eric Helgas. Há uma boa chance de alguém que você conhece estar falando, postando ou reclamando muito sobre o Whole30 ultimamente. Muita gente embarca no programa de 30 dias com apelo cult no início do Ano Novo, pois ao contrário de outras dietas que garantem a perda de peso, Whole30 promete mudar a forma como você se sente - e também a sua vida. De acordo com o site Whole30 , a maioria das pessoas relata níveis de energia consistentemente mais altos, desempenho atlético aprimorado, sono melhor, foco e clareza mental aprimorados e 'uma disposição mais ensolarada' após completar a dieta. E esses são apenas os benefícios físicos! O Whole30 também supostamente mudará seus gostos, hábitos e desejos, e a maneira como você pensa sobre comida. “Isso poderia, muito possivelmente, mudar a relação emocional que você tem com os alimentos e com o seu corpo”, diz o site. Droga.PropagandaSe você nunca ouviu falar do Whole30, é um programa que dura 30 dias, durante o qual você não pode comer alimentos processados, açúcares adicionados, álcool, grãos, legumes ou laticínios. Isso permite que você coma carne, frutos do mar, ovos, vegetais, frutas, gorduras naturais, ervas, especiarias e temperos em 'porções moderadas'. Essencialmente, Whole30 é uma dieta de eliminação rebatizada com um nome atraente. '(Whole30) não é uma dieta, não é um programa de perda de peso, não se trata apenas de seguir as regras e as caixas de verificação', diz Melissa Hartwig , o criador do Whole30 (que não tem formação acadêmica em nutrição). 'É sobre se comprometer com a autoconsciência e olhar para seus hábitos e relacionamento emocional com a comida.' Então, sim, Whole30 poderia mudar definitivamente a sua relação com a comida, mas de acordo com nutricionistas credenciados, não necessariamente para melhor. 'Whole30 é excessivamente restritivo e não sustentável a longo prazo', explica Melissa Bailey , MS, RD, LDN, um nutricionista clínico na Filadélfia e metade de Duas esposas de trabalho famintas . Parceiro de negócios de Bailey, Liz Smith , MPH, RD, CNSC, fizeram Whole30 há um ano como uma verdadeira dieta de eliminação a fim de localizar alguns sintomas gastrointestinais e disseram que era útil nesse sentido. Mas os dois concordam que, se você estiver fazendo Whole30 por vagas razões de 'saúde' ou perda de peso, é mais provável que fracasse a longo prazo porque as diretrizes não são realistas ou necessariamente saudáveis ​​para todos. 'Isso pode prejudicar sua relação geral com os alimentos, porque certos alimentos são rotulados como' não conformes ', diz Bailey. (Um alimento 'não conforme' no Whole30 seria qualquer coisa processada - mas para sua informação, nem todos os alimentos processados ​​são ruins para você .) 'Isso pode levar a rotular os alimentos como' bons 'ou' ruins ', e essas palavras não devem ser usadas quando se trata de alimentos.'Propaganda'

Whole30 permite que você ouça suas dicas de fome, mas você fica restrito aos alimentos que realmente pode consumir.

Melissa Bailey, MS, RD, LDN ”Apesar do fato de que as regras atuais são intensas e estritamente regulamentadas, muitas pessoas estão convencidas de que Whole30 será sua bala de prata nutricional. Whole30 se destaca na multidão de dietas e produtos de limpeza da moda porque não é nenhuma dessas coisas - é um 'programa' com um muitos seguidores no Instagram . De certa forma, dizer que você está 'no Whole30' é mais chocante do que dizer que está 'fazendo dieta' ou 'tentando perder peso'. Ele gela com a tendência de 'alimentação limpa' perfeita (que, para o registro, é frequentemente baseado em BS ) E dado todo o entusiasmo em torno de como o Whole30 vai fazer você se sentir, faz sentido que as pessoas estejam sedentas para entrar na onda. Quando pedimos aos leitores do Janedarin que compartilhassem os motivos pelos quais optaram pelo Whole30, a maioria disse que 'precisavam apertar o botão de reinicialização', queriam perder peso, tinham alguns 'problemas estomacais' não resolvidos ou estavam determinados a parar de fumar - e eles realmente acreditam que funcionou. Uma leitora disse que '100% experimentou menos doenças relacionadas com alimentos' durante o Whole30. Para ela, isso significava menos inchaço, dores de estômago e ainda menos enxaquecas (embora o inchaço na verdade não seja um problema de saúde). Outros disseram que sua pele melhorou. E muitos disseram que tinham mais energia e 'se sentiam mais brilhantes', apesar de desistirem da cafeína. Quem sabe se esses sintomas estão todos relacionados ou não ao efeito placebo, ou apenas à sensação de realização, mas esses Whole30-ers (e os incontáveis ​​acólitos Whole30 que preenchem a blogosfera) afirmam que os 30 dias de dor valeram a pena.PropagandaA questão é, o que realmente acontece no dia 31 do Whole30? Para muitas pessoas, Whole30 é apenas um experimento para ver o que acontece quando elas param de comer certos alimentos, como laticínios, carboidratos glútenos ou legumes. Assim que acaba, eles sentem o ânimo de terem sucesso em uma tarefa difícil e imediatamente voltam aos seus velhos hábitos. Algumas pessoas nos disseram que fizeram uma 'refeição da vitória' cheia de alimentos que não podiam comer durante o programa. “Pensei em seguir uma dieta estilo Whole30 quando terminasse, mas essa ideia foi jogada pela janela quando tomei sorvete de novo”, disse um leitor.

cúrcuma | banana | coco | colágeno | toranja | laranja de sangue | passas douradas. #lpfedme # whole30 #paleohoe

Uma postagem compartilhada por Lauren Paige (@lpfedme) em 1º de fevereiro de 2018 às 8h45 PST

Enquanto a maioria das pessoas trata o Whole30 como uma reinicialização única e baseada no tempo, não é necessariamente assim que o programa foi projetado inicialmente, diz Hartwig. O objetivo do Whole30, além de passar os 30 dias, é desenvolver o que Hartwig chama de 'liberdade alimentar', que é a ideia de que você está no controle da comida, em vez de sentir que a comida o controla. A maioria dos leitores disse que Whole30 informava a maneira como agora fazem compras ou lanches. Uma leitora explicou que se sentiu 'consciente do fato de que eu uso carboidratos como uma muleta (emocional)' após completar o programa, mas expressou que ficou apreensiva no início sobre retomar a alimentação 'normal', porque gostou da maneira como se sentiu Whole30. Após o Whole30, você deve reintroduzir lentamente os alimentos em sua dieta para ver como seu corpo 'responde' aos alimentos. De acordo com Bailey e Smith, infelizmente é comum que as pessoas sintam ansiedade relacionada aos alimentos quando chega a hora de reintroduzir alimentos que você já rotulou como 'ruins' em sua mente. Enquanto algumas pessoas sentem 'liberdade' por serem capazes de identificar alimentos saudáveis ​​após o Whole30, algumas podem ficar confusas com os hábitos que desenvolveram durante o Whole30. “O Whole30 permite que você ouça seus sinais de fome, mas você fica restrito aos alimentos reais que pode consumir”, diz Bailey. 'Acreditamos fortemente na alimentação intuitiva e em dar ao corpo o que ele precisa.'Propaganda

Uma postagem compartilhada por Official Whole30 Recipes (@ whole30recipes) em 6 de fevereiro de 2018 às 9h54 PST

Hartwig diz que a 'liberdade alimentar' que vem do Whole30 é exatamente a mesma coisa que comer intuitivamente, a ideia de que você deve comer quando está com fome, sentir sua saciedade e respeitar seu corpo. “Você decide o que vale a pena e se você realmente quer isso”, diz ela. Se um alimento 'vale a pena' (seja lá o que isso signifique) e você o deseja, ela diz que você deve comê-lo - com atenção. “Mas saboreá-lo e não há culpa, nem vergonha, nem moralidade ligada a isso”, diz ela. Há ironia na ideia de que, para alcançar a 'liberdade alimentar', você tem que entrar em uma prisão alimentar, por assim dizer, por meio de uma dieta restritiva. Na cultura de dieta atual focada no bem-estar, as pessoas são rápidas em demonizar um alimento específico e presumem que têm uma 'alergia' ou 'sensibilidade', apenas porque experimentaram um sintoma desconfortável que pode estar relacionado a uma coisa totalmente diferente. Muitas pessoas que completam Whole30 dizem que é uma mudança de vida, com certeza. Mas vale a pena se isso significar mergulhar em padrões alimentares do tipo tudo ou nada que podem levar à restrição, culpa, desejos, compulsão alimentar e outros comportamentos alimentares desordenados? Se você ainda está convencido de que Whole30 é uma boa ideia, porque o alimento que está comendo está causando sintomas desconfortáveis, converse com um médico que pode descartar quaisquer condições subjacentes primeiro. Então, se eles concordarem que isso pode estar relacionado à sua dieta, consulte um nutricionista registrado que possa descobrir com segurança o que está acontecendo. Ou, se você está apenas tentando comer mais saudável, comece aos poucos, diz Bailey. “Se há um alimento ou grupo de alimentos em particular com o qual você tem problemas, tente limitar isso em sua dieta geral”, diz ela. 'Ser excessivamente restritivo pode sair pela culatra, portanto, pequenos passos ao longo do tempo são a melhor maneira de fazer alterações na ingestão de alimentos.' (Esta também é uma ótima maneira de obter aquele sentimento realizado que muitos Whole30-ers relatam, sem entrar em território extremo.) O fato é que a cultura da dieta fez muitos de nós sentirmos como se estivéssemos metaforicamente presos quando se trata de nossas escolhas alimentares , então a resposta provavelmente não será outro dieta. Muito provavelmente, o que funciona especificamente para você não é o que funciona para o resto da Internet - e não importa o que qualquer blogueiro de bem-estar diga, essa é toda a verdade.