Uma lista nada abrangente de mentiras no filme Roe vs. Wade — 2021

Cortesia da Quiver Distribution. Roe v. Wade foi uma decisão histórica da Suprema Corte dos EUA que solidificou o fato de que nossa Constituição protege o direito de uma pessoa grávida ao aborto. O filme recém-lançado Roe v. Wade , no entanto, é uma peça de propaganda antiaborto que perpetua falsidades sobre o aborto e os motivos por trás da aprovação de um caso judicial que salva vidas. O filme não afirma ser historicamente preciso; apenas diz que é baseado em uma história verdadeira. Mas embora no começo eu achasse que o objetivo do filme era ser boratismo, sátira política com um pouco de atrevimento (ainda estou meio convencido de que a peruca de Greer Grammar deve ter sido uma piada), eu estava errado - claramente tem um agenda diferente.PropagandaDirigido por Nick Loeb - cuja principal reivindicação à fama foi tentar batalhar com sua ex-esposa Sofia Vergara pela posse de seus embriões fertilizados - e Cathy Allen, Roe v. Wade conta uma história distorcida de como a decisão histórica da Suprema Corte passou a ser pelos olhos do Dr. Bernard Nathanson, obstetra e co-fundador da Associação Nacional para a Revogação das Leis do Aborto (NARAL). O Dr. Nathanson foi o pioneiro do movimento pró-escolha, apenas para mudar de lado após a decisão de 1973. O filme o pinta, junto com o ativista do aborto Larry Lader, como oportunistas famintos por dinheiro que lutavam pelo movimento pró-escolha pelos motivos errados. O filme é difícil de assistir por vários motivos, incluindo a atuação terrível, as imagens gráficas e as aparições de figuras de extrema direita, incluindo Stacey Dash, Jon Voight, Tomi Lahren e Milo Yiannopoulos. Jamie Kennedy, o ator que interpreta Larry Lader, também revelou que uma série de elenco e equipe saíram do set uma vez que eles perceberam sobre o que o filme seria. Resumindo, esse filme é uma bagunça. Roe v. Wade está cheio de meias-verdades e linguagem inflamatória com o objetivo de transmitir seu ponto de vista anti-aborto. O filme descreve abortos cirúrgicos seguros de maneiras abertamente gráficas; enquadra as mulheres que foram forçadas a viajar para receber assistência ao aborto como descuidadas e irreverentes sobre sua decisão; e implica que certos juízes da Suprema Corte foram coagidos pelas mulheres de suas famílias a votar de determinada maneira no caso histórico.PropagandaO filme parece ter a intenção de divulgar uma narrativa que ouvimos do pessoal antiaborto desde os anos 1950. E embora possa não ter a intenção de ser completamente preciso, é difícil ignorar algumas das mentiras que ele conta sobre a realidade do aborto e do acesso ao aborto nos Estados Unidos. Aqui está uma amostra de algumas das maiores inverdades em Roe v. Wade .

Após 10 semanas, o feto sentirá a dor do aborto.

Esta afirmação foi perpetuada por pessoas anti-aborto, mas foi provada uma e outra vez ser falsa. 'A melhor evidência disponível indica que não é possível para um feto em 20 ou 22 semanas sentir dor,' Daniel Grossman, MD , um professor de obstetrícia, ginecologia e ciências reprodutivas da Universidade da Califórnia em San Francisco disse anteriormente à revista Cambra. 'As neurofibrilas que conectam os receptores da dor ao córtex cerebral não são desenvolvidas, e realmente não se desenvolvem até o terceiro trimestre - após 26 semanas.' Uma revisão de 2005 no Journal of the American Medical Association
também afirma que os fetos não desenvolvem a fiação neurológica para sentir dor até o terceiro trimestre.

Jane Roe lamentou ter participado do caso.

Este filme ignora completamente o fato de que Jane Roe, também conhecida como Norma McCorvey, foi coagida, manipulada e subornada por ativistas antiaborto para se tornar uma figura pública para sua agenda após a decisão de 1973. Um documentário sobre McCorvey intitulado AKA Jane Roe foi baleada em 2017, pouco antes de sua morte. “Acho que foi uma coisa mútua”, ela revelou. 'Eu peguei o dinheiro deles e eles me colocaram na frente das câmeras e me disseram o que dizer. Isso é o que eu diria ... Eu fiz bem também. Sou uma boa atriz. ' O documentário também relata que McCorvey recebeu, no mínimo, $ 456.911 em presentes de grupos anti-aborto.

Policiais encontraram baldes de partes de bebês e fetos em um quarto de hotel.

Uma sequência fictícia se desenrola no filme, retratando um grupo de policiais realizando uma operação policial em um aborto ilegal em um quarto de hotel. Depois de invadir, os policiais encontram baldes no banheiro contendo lenços de papel ensanguentados e 'partes de bebê'. Isso nunca aconteceu - em qualquer lugar. The Daily Beast especula que esta cena veio de um incidente onde uma mulher morreu de um aborto em Buffalo em 1971 .