Não há fresta de esperança para COVID, mas há potencial para crescimento pós-traumático — 2021

Procurar o lado bom de uma pandemia que matou mais de meio milhão de americanos e 2,6 milhões de pessoas em todo o mundo pode sentir ... Poliana, para dizer o mínimo. Ainda assim, conforme passamos o aniversário de um ano da Organização Mundial da Saúde declarando COVID-19 uma pandemia e o lançamento de vacina continua a ganhar força, muitos de nós estamos agarrados a uma tentativa de otimismo, sentindo como se estivéssemos finalmente saindo dessa coisa. E há motivos para ter esperança. Embora esteja claro que nossas vidas foram irrevogavelmente alteradas, alguns especialistas dizem que os eventos do ano passado criaram condições que podem permitir um fenômeno conhecido como crescimento pós-traumático, definido como uma mudança positiva que só pode vir depois da adversidade .PropagandaO trauma abala a forma como pensamos sobre quem somos, como é nosso mundo, o que o futuro reserva e quanto controle temos (ou não temos) sobre nossas vidas, explica Richard Tedeschi, PhD, que, junto com Lawrence Calhoun, PhD, cunhou o termo crescimento pós-traumático em meados dos anos 90. Certamente, a pandemia alterou fundamentalmente como entendemos e interagimos com nossas carreiras , famílias e círculos sociais de maneiras que nunca poderíamos ter imaginado. O processo de desafiar essas crenças básicas e assumidas é o que impulsiona as pessoas em direção a essas mudanças positivas, diz o Dr. Tedeschi, que atua como presidente distinto da Fundação Boulder Crest, que desenvolveu um programa para facilitar esse processo para socorristas e veteranos de combate. O crescimento pós-traumático (PTG) é diferente da resiliência, que é definida como a experiência de superar a adversidade e retornar ao seu estado anterior. Com o PTG, você sai de uma luta que mudou para melhor, normalmente em uma ou mais das cinco áreas principais: valorização pela vida, relacionamento com os outros, reconhecimento de novas possibilidades, força pessoal e mudança espiritual. É preciso trabalho, atenção e energia [para alcançar o crescimento pós-traumático], observa o Dr. Tedeschi. Mas o esforço paga dividendos. Sobreviver a um período de intenso estresse ou dor pode dar a você uma visão cristalina de suas prioridades, uma intensa apreciação e vínculo com seu parceiro ou uma sensação de confiança inabalável em si mesmo. Você simplesmente não encontrou o caminho de volta ao normal - você mudou completamente. E embora você possa não querer reviver a experiência instigante ou desejá-la para outra pessoa, as consequências únicas em sua visão ou senso de identidade podem se tornar algo que você valoriza e até mesmo aprecia.PropagandaA pandemia ainda não acabou, e a dor individual e coletiva acumulada durante o ano passado está longe de nós. Mas conforme o estresse começa a diminuir um pouco - vacinas se tornam mais amplamente disponíveis e distribuídas , mais escolas e locais de trabalho reabrem, fazer compras se torna uma tarefa mundana ao invés de um campo minado de doenças - temos a oportunidade de encontrar algo bom em meio ao que muitas vezes parecia um monte de lixo. Mas esse crescimento não acontecerá apenas conosco: há coisas que você pode fazer para procurar o EPP, o que permitirá que você encontre um novo fundamento estável conforme sua vida muda mais uma vez. Aqui estão algumas maneiras de fortalecer sua pesquisa.

Tente permanecer o mais aberto e otimista possível.

Apenas estar aberto para aprender sobre o crescimento pós-traumático como um conceito e saber que é possível pode ajudá-lo a vivê-lo sozinho. Aqui está o porquê: o trauma do ano passado sozinho não é o que causa o crescimento; nossa interpretação é, observa Kristine Olson, MD, diretora de bem-estar da Yale New Haven Health, que é co-autora um artigo no crescimento pós-traumático e COVID para o Journal of the American Medical Association. Optar por acreditar que o PTG é real e possível para você é o primeiro passo para refletir sobre como sua mentalidade mudou e abraçar algumas dessas mudanças como positivas. Estar geralmente aberto a novas experiências, novidades e mudanças também pode ajudar, diz o Dr. Tedeschi.

Desenvolva uma narrativa em torno de seus pensamentos e emoções.

PropagandaQuando você está no meio de um trauma, o instinto humano muitas vezes é o de apertar o cinto e superá-lo. Só quando o pior do perigo começa a passar é que você começa a realmente pensar no que aconteceu. Depois desse choque inicial, as pessoas quase que universalmente se engajam no que os psicólogos chamam de ruminação intrusiva, dizem os especialistas. Essa é a fita adesiva sem fim na sua cabeça de que não posso acreditar que isso está acontecendo, o que está acontecendo, o que vou fazer e assim por diante. Mas se você conseguir encontrar uma maneira de suprimir a ansiedade e pensar mais deliberadamente, poderá começar a explorar questões mais produtivas, como Como posso seguir em frente? ou O que eu quero fazer de diferente? O registro no diário pode ajudá-lo a controlar seus sentimentos; construir uma narrativa sobre o trauma pode ser uma forma de tornar coerente algo que parece incoerente, afirma o Dr. Tedeschi. Não há uma maneira melhor de fazer um diário: você pode começar escrevendo uma página ou alguns minutos por dia ou anotar as respostas às perguntas acima. Se isso não é sua praia, meditação, exercícios ou ioga podem ajudar com a regulação emocional também.

Fortaleça sua rede.

Numa época em que muitas pessoas foram fisicamente forçadas a se separar, é mais importante do que nunca manter os laços sociais. Manter-se conectado com outras pessoas e ser muito decidido em relação ao check-in contribui para o seu próprio bem-estar e o dos outros, diz Erika Felix, PhD, psicóloga licenciada e professora associada da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, que estuda traumas vivenciados coletivamente. Você quer ter pessoas em quem confie, em quem sinta que pode ser vulnerável, diz o Dr. Olson. Compartilhar suas experiências emocionais e ter alguém com quem você pode conversar pode ajudá-lo a reformular o que você passou e encontrar esperança e possibilidade, diz o Dr. Olson. Até animais de estimação podem desempenhar esse papel, acrescenta Whitney Dominick, PhD, psicólogo social da Oakland University que estuda o crescimento pós-traumático durante a pandemia. Em sua pesquisa, ela descobriu que muitas pessoas dependem de seus animais de estimação para apoio social durante os bloqueios e que isso está ajudando.Propaganda

Aprenda a espiritualidade.

PARA estude de pessoas em Madrid durante o confinamento descobriram que uma combinação de espiritualidade e uma busca por um significado na vida previam crescimento. Embora os autores também tenham descoberto que o apoio de uma comunidade religiosa pode ajudar a facilitar o crescimento, a afiliação religiosa não é um pré-requisito aqui: os autores distinguem entre religiosidade (seguindo uma fé em particular) e espiritualidade (uma busca pelo significado da vida). Sentir-se unido aos outros e agir de acordo com nossos valores pode nos ajudar a encontrar sentido durante a pandemia, assim como deixar espaço para nos perguntarmos as grandes questões, sobre a vida e a morte, sobre nossa sociedade, sobre a natureza humana, diz a autora do estudo María Prieto- Ursúa, PhD, da Universidad Pontificia Comillas de Madrid. Em vez de sucumbir às pressões externas para se envolver em projetos de pandemia e buscas de autoaperfeiçoamento, é normal gastar qualquer tempo livre extra que a pandemia tenha proporcionado para você se voltar para si mesmo. Vamos deixar um tempo para reflexão e transcendência, aconselha o Dr. Prieto-Ursúa.

Esteja a serviço dos outros.

Em sua pesquisa de crescimento pós-traumático após o ano de 2014 Tiroteios na Isla Vista em Santa Bárbara, Califórnia, o Dr. Felix descobriu que os alunos que se envolveram em trabalho de defesa de direitos ou ajudaram a curar a comunidade nas semanas seguintes ao evento eram mais propensos a relatar crescimento pós-traumático seis meses depois do que aqueles que não o fizeram. Sair de si mesmo e usar suas experiências para beneficiar outras pessoas de alguma forma ... é a melhor maneira de pegar algo que tem sido miserável e assustador e transformá-lo em algo que você pode valorizar, diz o Dr. Tedeschi. Isso pode significar ajudar seus vizinhos idosos a garantirem as nomeações para vacinação, oferecer seu tempo como voluntário a uma organização envolvida na assistência ao COVID-19 ou simplesmente ser um amigo solidário para alguém no meio de seu próprio trauma.PropagandaUm dos motivos pelos quais esse ponto é particularmente importante: em geral, quanto mais estresse você experimenta, maior é o seu potencial de crescimento, diz o Dr. Dominick. Ela descobriu, por exemplo, que as pessoas que adoeceram e se recuperaram do COVID-19 tiveram um crescimento significativamente maior do que aquelas que permaneceram saudáveis. Dito isso, a relação entre a magnitude do estresse e a oportunidade de crescimento é provavelmente curvilínea, diz ela: Se as coisas forem muito estressantes, você não terá os recursos para criar sentido - você está apenas no modo de sobrevivência. E para cada pessoa que está começando a sentir que finalmente está tendo a chance de respirar novamente, há outra que não está. Eles podem ter lutado com problemas como doenças crônicas ou pobreza antes da pandemia e só sofreram mais pressão como resultado do ano passado. Há uma necessidade muito real de pessoas que possam gastar seu tempo, dinheiro e energia levantando pessoas que continuam a lutar - e se isso beneficiar ambas as partes, tanto melhor. DashDividers_1_500x100 Não há um botão mágico que você possa girar para alcançar o crescimento pós-traumático, e nem todo mundo vai (ou vai querer) experimentá-lo. O maior indicador de que você acessou o PTG é uma sensação profunda de que suas crenças centrais foram fundamentalmente alteradas. Se você se sentir assim, o crescimento será duradouro, concordam os especialistas. Pode haver trabalho adicional pela frente; mudar seu comportamento para se alinhar com seus novos valores pode exigir um esforço intencional, observa o Dr. Felix. Mas sua pesquisa ressalta uma mensagem de esperança. Apesar da perda e do trauma do ano passado, ela diz, a capacidade humana de se adaptar e se curar do estresse é realmente incrível.Propaganda Histórias relacionadas Adeus, Pandemia. Olá, apelidos pandêmicos. O que é 'vitrine pandêmica'? Como minha deficiência me ajudou a superar a pandemia