Por que as pessoas estão apresentando sintomas de menstruação incomum após serem vacinadas? — 2021

Fotografado por Ashley Armitage. Depois de receber as vacinas Pfizer-BioNTech, Moderna ou Johnson & Johnson, muitas pessoas sentem alívio - e muitos também experimentam alguns efeitos colaterais temporários , incluindo náuseas, dores musculares e dores de cabeça. Os médicos concordam que, a menos que durem mais do que alguns dias, nenhuma dessas reações é motivo de preocupação. Mas agora, as pessoas estão se preocupando com um efeito colateral novo e não relatado: períodos menstruais mais intensos, precoces ou irregulares. Em fevereiro, Kate Clancy, PhD, perguntou a seus seguidores no Twitter se algum menstruador notou algo estranho após receber a vacina. Uma colega me disse que ouviu de outras pessoas que suas menstruações eram intensas após o vax, escreveu ela. Estou uma semana e meia sem a dose 1 de Moderna, comecei a menstruar talvez um dia ou mais cedo e estou jorrando como se tivesse 20 anos de novo.PropagandaAs respostas do Dr. Clancy foram inundadas com histórias semelhantes. Alguns disseram que começaram a detectar inesperadamente; vários mencionaram que estavam experimentando sintomas menstruais, incluindo cólicas e sangramento, pela primeira vez desde que colocaram o DIU ou entraram na menopausa. E conversas semelhantes estão acontecendo em outros lugares na Internet também: há numerosos tópicos no Reddit rastrear a relação entre a menstruação e as vacinas. Depois que seu tweet ganhou força, a Dra. Clancy começou a coletar informações para um estudo de pesquisa científica dedicado ao impacto da vacina nos períodos. No momento, não há evidências científicas de uma conexão direta. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), que tem rastreado os efeitos colaterais por meio do Sistema de Notificação de Eventos Adversos de Vacinas (VAERS), pelo menos 32 pessoas relataram mudanças em seus períodos - mas isso não é um enorme razão para se preocupar, já que por aí 56.000 pessoas foram incluídas no relatório . No entanto, existem alguns motivos possíveis para o padrão documentado no Twitter e no Reddit. Heather Bartos, MD, uma Texas OB-GYN , diz que qualquer mudança no nível de estresse (mesmo que essa mudança seja apenas um alívio direto) pode afetar seu período. Ela observou essas mudanças desde o início da pandemia de COVID-19 e desde que as pessoas começaram a se vacinar. Só o estresse da pandemia, as pessoas chegaram com irregularidades menstruais, não menstruaram, disse o Dr. Bartos à revista Cambra. Eu sempre digo, um período único ou dois não é uma preocupação. Mas quando chega a ser três, quatro, cinco, eles são todos diferentes, isso é um pouco mais preocupante.PropagandaDr. Bartos acrescenta que não é incomum para pessoas com DIU notar sangramento incomum quando pegam um resfriado ou outras gripes e infecções. E se você estiver experimentando efeitos colaterais da vacina, especialmente febre, você pode notar um período mais doloroso. Esses sintomas, ao invés da própria vacina, podem afetar seu ciclo - e pesquisas mostraram que, devido aos níveis de estrogênio, as pessoas que menstruam estão mais probabilidade de experimentar uma resposta imunológica mais forte e efeitos colaterais mais poderosos. Se você está com febre, tudo vai doer. Quando fico com febre, as articulações que são mais propensas a artrite doem mais. As áreas com tendência à fraqueza apenas doerão mais, diz o Dr. Bartos. Portanto, se você tem um histórico de endometriose ou adenomiose, ou esses tipos de coisas em que não é tecido normal e fica com cólicas de qualquer maneira, é provável que piore se houver febre. As menstruações e as dores menstruais são frequentemente negligenciadas e eliminadas do ponto de vista médico - basta olhar para quanto tempo leva para alguém ser diagnosticado com endometriose - portanto, vale a pena investigar qualquer possível conexão entre a menstruação e a vacina COVID. Dr. Bartos observa que a vacina ainda é nova e ainda há muito para os epidemiologistas estudar. Mas, agora, há toneladas de evidências apoiando o fato de que mesmo os piores efeitos colaterais da vacina são temporários e inofensivos. As pessoas pensam que os efeitos colaterais das vacinas são prejudiciais e ficam preocupadas quando olham para isso e lêem, mas na verdade é uma coisa boa, Abisola Olulade, MD , um médico de San Diego, disse à revista Cambra. Diz-nos que o seu sistema imunitário está a funcionar e a responder da forma que queremos.