Por que a Páscoa está tão atrasada este ano? Significado da Lua Cheia de 2019 — 2021

Foto: Getty Images. Ao contrário do Natal, que cai na mesma data todos os anos, a Páscoa é o que se chama de 'festa móvel'. Isso significa que a Páscoa cai em uma data diferente de ano para ano, movendo-se ao longo do calendário. Em 2019, a Páscoa cai em 21 de abril - três semanas completas depois da Páscoa de 2018, que caiu em 1º de abril. A forma como a Páscoa se move ao longo do calendário tem um fator surpreendente: a lua. Para entender esse caminho, temos que voltar às raízes da Páscoa. A Bíblia não especifica a data exata em que ocorre a Páscoa, mas diz que Jesus foi crucificado durante o feriado judaico da Páscoa. De acordo com a revista católica América: The Jesuit Review , no ano 325, o Concílio de Nicéia decidiu celebrar a Páscoa 'no próprio tempo da Paixão de Jesus', o termo cristão para os dias finais da vida de Jesus antes de sua morte e ressurreição. O calendário judaico é calculado com base nos meses lunares, portanto, para ligar a Páscoa à Páscoa, o Concílio de Nicéia decidiu que a Páscoa seria observada 'no primeiro domingo após a primeira lua cheia ou após o equinócio vernal.' Basicamente, porque a lua afeta quando a Páscoa cai, a lua também afeta quando a Páscoa cai.PropagandaMas neste ano, o equinócio primaveril caiu em 20 de março, que também era lua cheia. Portanto, de acordo com esse cálculo, a Páscoa deveria ter sido realizada no primeiro domingo após 20 de março, que foi 24 de março. No entanto, não foi esse o caso - e temos que entrar um pouco mais na história da Igreja para entender por quê. Em 1582, o Papa Gregório XIII fez algumas regras adicionais sobre o cálculo da data da Páscoa ao introduzir o calendário gregoriano. De acordo com Space.com , essas regras diziam que a Páscoa sempre ocorreria entre 22 de março e 25 de abril - e que a Igreja Católica sempre marcaria o equinócio vernal em 21 de março, embora o equinócio vernal astronômico possa ser entre 19 de março e 21 de março. Este ano, a primeira lua cheia após 21 de março foi em 19 de abril, que é uma sexta-feira - o que significa que esta Páscoa será no domingo seguinte, 21 de abril (você não precisa verificar seu calendário - isso é correto). equinócio vernal = regra de 21 de março ”explica por que a Páscoa é em 21 de abril deste ano, existem algumas regras adicionais que tornaram o cálculo da Páscoa ainda mais complicado em outros anos. Space.com salienta que a lua cheia 'astronômica' e a lua cheia 'eclesiástica' nem sempre se alinham, o que afetou a data da Páscoa em 1974. Além disso, a maioria (mas não todas) as igrejas ortodoxas orientais celebram a Páscoa até cinco semanas depois Igrejas católicas e protestantes. Isso porque, de acordo com a BBC , eles usam o calendário juliano para calcular a data da Páscoa e alguns outros dias sagrados. Ao longo da história, houve pessoas que quiseram acabar com todos esses cálculos e fazer da Páscoa uma data fixa para todos os cristãos - e alguns ainda mantêm esse objetivo. Em 2016, o Arcebispo de Canterbury, o Rev. Justin Welby, chefe da igreja anglicana, anunciou que os líderes anglicanos se uniriam aos líderes ortodoxos e católicos para discutir a definição de uma data fixa para a Páscoa, relatou o Daily Telegraph . O Arcebispo Welby disse que esta data provavelmente seria o segundo ou terceiro domingo de abril, e provavelmente seria decidida “entre cinco e dez anos”. “Acho que a primeira tentativa de fazer isso foi no século 10”, brincou.