Por que o Senado não está votando para condenar Trump imediatamente? Pergunte a Mitch McConnell — 2021

Imagens de Samuel Corum / Getty. Na quarta-feira, exatamente uma semana após o violento ataque ao Capitólio dos Estados Unidos, o Congresso votou para impeachment do presidente Donald Trump pela segunda vez. Em um histórico, decisão bipartidária , 232 representantes votaram a favor do impeachment. A seguir, o Senado conduzirá um julgamento para determinar se Trump deve ser condenado - mas o processo não será tão rápido no Senado como foi na Câmara. Apesar dos apelos dos democratas para convocar novamente o Senado, o líder da maioria Mitch McConnell disse que o julgamento acontecerá após a posse do presidente eleito Joe Biden em 20 de janeiro. Dadas as regras, procedimentos e precedentes do Senado que regem os julgamentos de impeachment presidencial, simplesmente não há chance de que um julgamento justo ou sério possa ser concluído antes do juramento do presidente eleito Biden na próxima semana, McConnell escreveu em uma declaração . Ele acrescentou que, mesmo se o Senado movesse imediatamente, eles ainda não alcançariam um veredicto antes da saída de Trump do cargo.PropagandaO atraso é frustrante, especialmente para aqueles de nós que ainda estão ressentidos com a nomeação de Amy Coney Barrett para a Suprema Corte. Os legisladores democratas, incluindo o líder da minoria no Senado, Chuck Schumer, pressionou McConnell a declarar uma sessão de emergência . Um julgamento no Senado pode começar imediatamente, com a concordância do atual líder da maioria no Senado em convocar novamente o Senado para uma sessão de emergência, ou começará depois de 19 de janeiro, escreveu Schumer. Mas não se engane, haverá um julgamento de impeachment no Senado dos Estados Unidos; haverá uma votação sobre a condenação do presidente por crimes graves e contravenções; e se o presidente for condenado, haverá uma votação para impedi-lo de concorrer novamente. Alguns acreditam que há uma vantagem em adiar o julgamento. Para condenar Trump, dois terços do Senado devem votar a favor do impeachment. Quando o Senado se reunir novamente, provavelmente haverá uma maioria democrata: O senador da Geórgia elege Raphael Warnock e Jon Ossoff , que ganharam as eleições especiais de segundo turno na semana passada, são deverá ser empossado em 19 de janeiro . Por outro lado, os dois votos adicionais não podem afetar os 67 votos necessários para condenar. E quanto mais tempo leva para manter a votação de impeachment no Senado, especialmente até depois que Trump está fora do cargo, mais margem de manobra é fornecida aos republicanos que tentarão se abster de votar, ou mudar seu voto por qualquer motivo. Quando Trump sofreu impeachment pela primeira vez em 2019, o Partido Republicano se recusou a cruzar as linhas partidárias para apoiar sua remoção. Todos os republicanos da Câmara votaram contra o impeachment, e Mitt Romney, de Utah, foi o único senador republicano a apoiar a condenação de Trump. Trump foi finalmente absolvido, mas desta vez, há uma chance real de que ele possa ser condenado e perder privilégios, incluindo um orçamento vitalício para viagens e a capacidade de se candidatar a um cargo em 2024. Romney tem mais uma vez expressou seu apoio por impeachment e, desta vez, vários senadores republicanos podem se juntar a ele.PropagandaA Câmara, se eles se reunirem e tiverem um processo, irei definitivamente considerar quaisquer artigos que eles possam propor porque, como eu disse a vocês, acredito que o presidente desconsiderou seu juramento de mandato, o senador Ben Sasse por Nebraska contado CBS Esta Manhã . Ele fez um juramento de preservar, proteger e defender a Constituição. Ele agiu contra isso. O que ele fez foi perverso. Os senadores Lisa Murkowski e Pat Toomey também manifestou abertura à ideia de impeachment . A chave aqui pode ser o próprio McConnell: de acordo com o New York Times , ele não descartou a ideia de votar a favor da condenação, e ele está supostamente satisfeito que o segundo impeachment de Trump possa tornar mais fácil expurgar Trumpismo do Partido Republicano. Várias fontes do Partido Republicano concordaram, se McConnell se aliar aos democratas, muitos republicanos provavelmente se juntarão a ele. Se Mitch for um sim, ele está feito, uma fonte disse à CNN . Por si só, a notícia de quarta-feira foi grande: Trump é o primeiro presidente dos EUA a sofrer impeachment duas vezes e, em uma nota igualmente satisfatória, ele foi oficialmente destituído mais vezes do que eleito. Mas uma condenação do Senado pode ser a chave para se livrar dele de uma vez por todas e, se um atraso ajudar a que isso aconteça, pode valer a pena.